Bomba Atômica

Icon

história, ciência e sociedade

Reação em Cadeia

A energia é liberada por uma reação em cadeia, propagada por nêutrons velozes, numa massa fortemente crítica de material físsil, neste caso, urânio 235 ou plutônio 239.

O material físsil pode ser dividido em duas ou mais partes dispostas geometricamente afastadas uma da outra. O sistema de explosão consiste numa carga de explosivo do tipo convencional, que ao explodir atira uma carga contra a outra tornando o conjunto instantaneamente supercrítico. Isso acontece quando um átomo de urânio é atingido por um nêutron. O átomo sofre imediatamente uma fissão, isto é, é dividido em duas partes, o que acarreta a liberação de sua energia. Dividindo-se em duas partes, o átomo libera, ao mesmo tempo, dois ou três nêutrons; e cada um desses nêutrons, por sua vez, ou atingirá outro átomo de urânio, provocando uma nova fissão, ou escapará para sempre para o espaço. Dessa maneira o número de fissões se multiplica rapidamente, determinando a reação em cadeia figura 1.

Figura 1: Reação em cadeia ( figura extraída de qmc.ufsc.br)

Quanto mais matéria físsil, mais poderosa será essa cadeia de explosões e mais dificilmente os nêutrons conseguiram escapar sem colidir com outro átomo de matéria.

A energia desenvolvida por esse processo cresce no tempo, segundo uma lei exponencial.

Se todos os núcleos presentes em uma amostra fossem atingidos e cindidos, 1 quilo de urânio 235 libertaria uma energia equivalente a aproximadamente 26 000 000 quilos de TNT.

 

Texto adaptado de: Revista especial Galileu Eureca; Ed Globo, 2ª ed.

 

Advertisements

Filed under: Processos Nucleares

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: