Bomba Atômica

Icon

história, ciência e sociedade

E = mc²

Em seu artigo em 1905 sobre a relatividade especial, Einstein apresentou sua famosa fórmula. Ela quantifica a relação entre massa e energia. A energia E de uma quantidade de matéria com determinada massa m é igual ao produto da massa pela velocidade da luz ao quadrado. Ela demonstra como uma pequena quantidade de massa pode ter uma enorme quantidade de energia (lembrando-se que a velocidade da luz c é aproximadamente 300.000 Km/s ), e a massa pode ser entendida como energia imobilizada.

Segundo o próprio Einstein a respeito dessa ideia completamente nova para a época “isso é a penas teoria, já que não há nenhum meio de utilizar essa energia, a menos que se conseguisse dividir o átomo e isso, como todos sabemos, é impossível”. Ele já sabia que a possibilidade de liberar a energia de um átomo seria uma poderosa fonte de energia, ou até mesmo uma poderosa arma, mas àquela época, tudo parecia apenas teoria, não realizável.

A associação que até hoje é feita da fórmula com a bomba atômica é muito restrita, porque ela explica muito mais. Ela é a explicação matemática para o brilho das estrelas e para a fonte de energia da maior parte do universo.

 

Texto de: Albert Einstein, Como vejo o mundo.

Advertisements

Filed under: Cientistas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: